Os clubes do Brasil estão falidos e sentados em cima de uma mina de ouro. E só agora estão começando a notar o valor de suas marcas e a legião de torcedores que podem ser seus clientes...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Os Estaduais deveriam acabar?

A cada início de ano começam os estaduais e começam também as mesmas perguntas: Ainda há espaço para os estaduais? Eles não deveriam acabar? Alguns dos mais renomados especialistas em Marketing afirmam que os clubes teriam muito mais lucro trocando jogos contra adversários fracos por competições mais rentáveis.

Minha opinião é: trata-se de um exemplo clássico de meia verdade. É verdade que os times teriam um retorno imediato, mas em minha opinião teriam uma perda muito grande a médio e longo prazo. Enquanto vocês leem essas linhas com cara de espanto, eu explico. Os estaduais pelo Brasil criam a sensação em diversos times de que eles são grandes. O fato de disputarem campeonatos e terem a chance de ser campeões faz com que suas torcidas acreditem mesmo que eles podem ganhar qualquer coisa. E o resultado disso? Enquanto na Espanha um treinador de um clube como o Deportivo La Coruña se diz satisfeito por perder em casa de pouco de um Barcelona da vida (não acredita? Leia aqui ) no Brasil um torcedor de um Náutico (com todo respeito aos torcedores do Timbu) ACHAM MESMO que o time deles tem a obrigação de ganhar de um Corinthians, Flamengo, Internacional ou quem mais ouse pisar em seu sagrado campo. E o curioso é que os jogadores também acreditam e essa confiança faz com que, muitas vezes, ganhem mesmo. Acredito que isso ajude a explicar o surgimento de tantos bons jogadores em qualquer canto desse Brasil. Que faz com que um Atlético Sorocaba chegue na Ásia e arranque um empate no campo adversário de uma Seleção classificada para a Copa. Que faz com que os Brasileiros tenham uma confiança que raros jogadores europeus tenham

Minha opnião é que a resposta da pergunta-título desse humilde post é: NÃO. Podemos achar um meio termo, fazendo estaduais mais curtos, com apenas 8 clubes jogando todos contra todos em turno único. Mas acabar com os estaduais seria um crime contra o futebol brasileiro e um atentado à essência do que torna o nosso futebol o melhor do mundo.

3 comentários:

  1. Deveria aver um reformulação nas competições , tipo , uma competição com times de cada região , exemplo , região Sudeste , os vencedores de cada região se infrentam , para ver o campeão , e com esse torneio não precisaria de Estaduais e Copa do Brasil , seria um torneio único.

    ResponderExcluir
  2. É uma possibilidade. Mas a princípio acho que cada estado deveria continuar tendo seu campeonato. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Já fui favorável ao fim dos Estaduais, mas mudei de idéia há alguns anos. Por um lado, realmente são datas que poderiam ser melhor aproveitadas. Por outro, argumentos como os apresentados no posto são bastante válidos, bem como simplesmente a tradição.
    O assunto precisa ser bem pensado, até mesmo para valorizar aqueles times que disputam os Estaduais sem nenhuma chance de conquista, os chamados pequenos.
    Talvez uma proposta de um Estadual que durasse o ano todo, só com os pequenos, com um título próprio. E um tipo de Superestadual, com poucas datas, entre os grandes (que estavam disputando o Brasileirão) e os dois primeiros colocados do Estadual, para decidir o grande campeão do ano.

    Affonso Romero Dantas

    ResponderExcluir